SOBRE MIM

   Eliana Machado nasceu no Brasil e vive na França. Formou-se em Línguas e Literaturas (espanhol, português e russo) na Universidade de São Paulo e doutorou-se em Literatura Espanhola na Universidade Nice Sophia-Antipolis. Traduziu vários romances policiais brasileiros para a editora francesa Actes Sud, é professora titular de francês e espanhol na França e atualmente leciona em Mônaco.

   Publicou seu primeiro livro de poemas em espanhol, Blanco en el blanco (Brasil, Ed. Scortecci, 2010), seguido de Locus brasilis (Peru, Ed. Mesa Redonda, 2012, com prólogo de Raúl Zurita), apresentado na 17a Feira Internacional do Livro de Lima (FIL). Seu terceiro livro de poemas, Succès intimes (França, Les Éditions des Trois Rivages, 2014), foi lançado no Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra.

   Seu primeiro livro de contos Siete cuentos brasileños/Seven Brazilian short tales, em edição bilíngue espanhol-inglês, foi publicado e apresentado em Nova Yorque (La Ovejita de Papel, 2015) e publicado posteriormente em português Sete contos brasileiros (Scortecci, 2016). Como editora, publicou Hommage poétique à César Vallejo/Homenaje poético a César Vallejo, livro que reúne poemas de seis poetas hispano-americanos contemporâneos (França, Les Éditions des Trois Rivages, 2015) e que foi apresentado no Peru, na 20a Feira Internacional do Livro de Lima (FIL), e na Biblioteca Nacional de França (Bnf). Em 2016 publicou seu quarto livro de poemas À queima-roupa (RG Editores), com prólogo de Carlos Garrido Chalén, e o seu primeiro romance de ficção científica Brasil: Aventura Interior, que foram lançados na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e na sede da União Brasileira de Escritores (UBE).  Brasil: Aventura Interior também foi publicado em versão castelhana no Peru e lançado na 22a FIL de Lima em julho de 2017 e já está sendo traduzido o francês.

   Entre os prêmios que recebeu, destacam-se o Prêmio de Melhor Autor Estrangeiro 2014, outorgado pela Union de la Presse Francophone (UPF) de Monaco, e o Prêmio de Excelência Literária 2016 da Unión Hispanomundial de Escritores (UHE).

Contato Comercial

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.